domingo, 8 de fevereiro de 2009

CURSO DE SALGADINHOS - Vanir e Mariana

FRU-FRU DE QUEIJO
Bata 5 gemas (ou 3 ovos pequenos) ligeiramente. Junte 1/2 colh (café) pimenta do reino branca, 1 colh (café) curry, 200 g presunto moído, 100 g queijo ralado, 300 g queijo meia cura, 3 colh (sopa, cheias) polvilho doce, 1 colh (sopa) polvilho azedo, 1 colh (sopa) salsinha, colh (sopa) fermento em pó. Bata (ou amasse) muito bem e se necessário coloque um pouco mais de polvilho doce. Enrole, passe em farinha de trigo, em claras de ovo batidas com um pouco de água, farinha de rosca e fritar em óleo bem quente. Rende 50 unidades. Pode congelar.
Obs: Use somente as claras para empanar, senão na hora de fritar a gordura enche de espuma.

PASTÉIS DE FUBÁ
1 tablete fermento de pao
Farinha de trigo até dar ponto
1 x fubá
2 ovos
1 colh (sopa) margarina
1 x leite morno
1 colh (sopa) açúcar
1 colh (sobrem) sal
Óleo para fritar
Dissolva o fermento no leite morno com o açúcar, arescente 1/2 x farinha e deixe levedar. Acrescente a margarina, os ovos, o fubá e o restante da farinha. Amasse bem, abra a massa e forme os pastéis. Recheie à gosto e frite em ólo quente.

OLHOS DE PERDIZ
Misture em uma vasilha 3 colh (sopa) queijo parmesão ralado, 3 colh (sopa) leite, 2 colh (sopa) manteiga, 1colh (sopa) gordura vegetal, 1 gema, 1 colh (chá) fermento em pó, 1 colh (café) sal, adicione farinha de trigo até soltar das mãos (+ou-200g). Deixe descansar 1/2 hora. Faça bolinhas, afunde no centro com o dedo, pincele com gema e asse. Recheie a cavidade com o seguinte patê: Pate de presunto ou fígado, pimenta doreino branca, mostarda, molho inglês e manteiga. Misture tudo em quantidade à gosto. Obs: estes olhos podem ser feitos antes. Duram 8 dias guardados em latas fechadas, sem recheio.

PASTÉIS ASSADOS DE RICOTA
Massa: 250 g ricota (1 x bem cheia), 250 g manteiga, 300 g farinha de trigo, sal à gosto. Amasse a ricota com um garfo, junte a manteiga, o sal e a farinha. Ligue tudo muito bem. Leve a massa para o refrigerador de um dia para o outro. Abra a massa até ficar com espessura de +ou- 1 dedo. Dobre a massa como envelope e leve à geladeira novamente. Conserve esta massa no refrigerador coberta com um pano. Pode ficar até 8 dias sem se alterar.
Recheio doce: 2 x açúcar, 1/2 x ricota fresca amassada, 4 gemas, casca ralada de um limão, 1 colh (sopa, rasa) manteiga, 1 colh (sopa) maisena, 1/2 x (chá) nozes e passas picadas. Misture tudo muito bem e empregue.
Recheio salgado: 1 x (chá) ricota fresca amassada, 1 lata atum ou presunto picado, 2 gemas, 1 colh (sopa, rasa) maisena, 2 colh (sopa) cebola ralada, pimenta do reino e azeitona picada à gosto.


TROUXINHAS DE QUEIJO
Massa:
3 x farinha
100 g manteiga amolecida à temperatura ambiente
1 ovo
1 colh (café) sal
1/4 x (chá) água
Misture a farinha com a manteiga, com as pontas dos dedos, formando uma farofa. Faça uma cova no centro da massa e coloque o ovo. Misture a água ao sal e junte à massa. Continue trabalhando com as pontas dos dedos até dar liga na massa. Não trabalhe muito a massa. Quando desgrudar das mãos faça uma bola, coloque num plástico e leve à geladeira por 1 hora.
Recheio:
250 g mussarela ralada no ralo grosso
250 g queijo fresco
200 g queijo tipo guyére
50 g queijo parmesão ralado
sal
pimenta do reino
3 gemas
1 manteiga
2 batatas cozidas e espremidas
Rale ou pique os queijos, coloque em uma vasilha e misture tudo. Tempere com sal e pimenta.
Abra a massa, corte em quadradinhos (5x5cm - tamanho festa, ou 10x10 - lanche) , coloque no centro de cada um uma colher (chá) de recheio. Feche as trouxinhas, pincele com gema e asse em forma untada com manteiga a 200°C, até dourar. Obs: Pincele a massa aberta com ovo para que não abra ao assar e aperte bem as bordas. Rende 40 unidades ( acho que de festa...=] )

CONFIDÊNCIAS (Vasinhos de cactos)
Massa:
4 colh (sopa) margarina
4 colh (sopa) gordura vegetal hidrogenada
8 colh (sopa) leite gelado
1 colh (sobremesa) sal
1 colh (chá) fermento em pó
400 g farinha (aproximadamente)
Coloque em uma vasilha a margarina, a gordura, o sal, o leite e o fermento am pó. Amasse com um garfo misturando bem. Vá colocando farinha até dar ponto sem trabalhar muito a massa (não sove a massa. Ela fica uma massa não lisa). Deixe descansar na geladeira por 1 hora. Forre as forminhas de empadinhas, recheie e leve para assar coberta com papel alumínio, sem colocar as tampinhas da massa.
Recheio:
1 lata palmito
1 cebola
2 tomates grandes
1 lata ervilhas
Sal
Pimenta do reino
Orégano
Cheiro verde picado
Faça um refogado com todos os ingredientes. por último coloque a ervilha e o cheiro verde. Deixe esfriar e recheie as forminhas.
Amasse a gordura vegetal antes de misturá-la à farinha pois a massa de confidências não deve ser muito trabalhada.
Esta massa pode ser usada para fazer empadão e outros salgados. Essa massa é podre mas não esarela facilmente depois de assada.

MIGUELITOS
Massa:
80 g fermento de pão (3 tabletes)
2 x água
3 colh (sopa) açúcar
1 colh (sobrem) sal
1 colh (sopa) margarina
2 ovos
3/4 x (chá) óleo
1 kg farinha, aproximadamente
Dissolva o fermento na água e coloque todos os outros ingredientes,, meos a farinha, misturando muito bem. Vá colocando farinha até ficar uma massa lisa, mas não dura.
Recheio:
300 g mussarela
300 g presunto
Tomate picado
Sal
Orégano
Pimenta do reino
Abra a massa em pequenas porções, recheie, feche e asse a 200°C. Para fazer rocambole (pizza enrolada), prepare a massa com um pouco mais de farinha e comece assando em forno forte e depois abaixe para que asse por dentro e fique estufadinho.







Nenhum comentário: